Tudo sobre o Estádio Municipal de Braga

| PRÉMIOS GANHOS  |  FOTOS NOV 2003  |  FOTOS da INAUGURAÇÃO  FOTOS DIVERSAS  |


Prémio de Fomento das Artes Decorativas (FAD) de Arquitectura 2005


Eduardo Souto de Moura, vencedor em 2005 do galardão de Arquitectura com o Estádio Municipal de Braga
 

"O arquitecto Eduardo Souto de Moura conquistou, com o Estádio Municipal de Braga, o 47.º Prémio FAD de Arquitectura 2005, distinção feita desde 1958 ao melhor projecto ibérico pela Associação Interdisciplinar de Desenho do Espaço, da Catalunha."

"A esta edição concorreram 453 obras de Portugal e Espanha, em quatro categorias. A de Arquitectura teve 43 seleccionados e 20 finalistas, incluindo o Centro de Artes da Calheta (Madeira), de Paulo David - que, com o Estádio de Braga, foi finalista do último prémio europeu Mies van der Rohe..."

Recorde-se que Souto de Moura foi já distinguido com o Prémio Secil 2004 por esta obra inovadora, edificada no local de uma antiga pedreira do Monte Crasto. "Não é frequente que um estádio tenha tanta qualidade arquitectónica", referiu ao La Vanguardia fonte do júri, classificando a obra de "espectacular". A arquitectura portuguesa "está em boas mãos e tem uma capacidade de internacionalização muito grande", afirmou à Lusa Helena Roseta, presidente da Ordem dos Arquitectos."

 

"«Uma peça impressionante, que provoca um diálogo muito forte com a poderosa paisagem de granito e origina espaços verdadeiramente assombrosos», valeu ao arquitecto Eduardo Souto Moura o Prémio de Fomento das Artes Decorativas (FAD) de Arquitectura 2005, no dia 21 de Junho. Trata-se do Estádio Municipal de Braga e a descrição é de Francisco Mangado, presidente do júri do galardão atribuído anualmente por uma centenária instituição catalã."

 

Superbraga.com