VOLEIBOL - Juniores


SPORTING CLUBE DE BRAGA CAMPEÃO NACIONAL DE 2005 / 2006
 


A equipa júnior do Departamento de Voleibol do Sporting Clube de Braga sagrou-se hoje Campeã Nacional de Juniores Femininos cumprindo com a 3ª e última jornada da Fase Final concentrada a decorrer desde sexta-feira, no Pavilhão do Esmoriz GC.
Com duas partidas agendadas para a derradeira jornada desta fase final, no primeiro encontro do dia o Esmoriz bateu com relativa facilidade a sua congénere açoriana do Angra VC, por 3:0, alimentando o seu sonho de alcançar o título nacional, tendo, para isso, que aguardar que o SC Braga sucumbisse frente ao Boavista no encontro seguinte, a iniciar às 11.30h.
A equipa bracarense, face aos resultados obtidos pelo seu adversário directo nos encontros por si disputados, apenas necessitava de vencer dois sets às boavisteiras para subir ao lugar mais alto do pódio nacional. Ciente desta exigência o 'sete' titular minhoto (Xana Machado, Kariny Silva, Sara Bernardo, Sara Barata, Raquel Costa, Xana Rodrigues e a libero Catarina Serôdio) entrou para esta partida determinado em alcançar o objectivo traçado no início da época, arrancando uma soberba exibição frente à equipa adversária. A palavra chave deste encontro foi a concentração. Fazendo um jogo muito rápido, com a distribuidora bracarense a solicitar muito bem todas as atacantes disponíveis, o Braga foi somando pontos atrás de pontos, dando pouca margem para o Boavista poder reagir. Muito seguras quer na recepção quer na defesa, as atletas a cargo do técnico Carlos Dias, fecharam o primeiro parcial em 25:12, após 18 minutos de jogo. A um set do título, regressaram ao jogo ainda mais determinadas, voltando a assenhorar-se do encontro, deixando a imagem de uma equipa muito personalizada e tecnicamente bastante evoluída. Sem surpresas para o muito público que afluiu a Esmoriz para ver este jogo de consagração, o Braga voltava a vencer de forma ainda mais peremptória, num 25:8, para despoletar mais uma festa do título para o Sporting de Braga. 2:0 ditavam desde logo a classificação final, SC Braga em 1º, Esmoriz seria 2º, Boavista 3º e Angra VC 4º classificado. Já a jogar com o coração e menos com a razão, o Braga, em festa, rodando todas as atletas do plantel acabaria por perder a partida em 2:3, com o Boavista meritoriamente a saber tirar partido da menor concentração das suas adversárias, vencendo os parciais seguintes em 20:25, 17:25 e 13:15, com a negra a ganhar contornos de uma verdadeira final, para gáudio dos presentes. Jogo terminado, deu-se lugar à festa! A cerimónia de entrega das medalhas aos finalistas deu-se com enorme fair-play e desportivismo, com a unanimidade no reconhecimento daquela que foi e é, neste escalão, a melhor equipa do campeonato e da qualidade desportiva que revestiu esta Fase Final. Seguiu-se um almoço convívio que juntou todos os participantes nesta festa desportiva e a despedia que trouxe mais uma equipa de campeãs ao seio da sua cidade, onde realizaram, como habitualmente o tradicional cortejo de celebração do título pelas ruas de Braga.
Esta formação bracarense soma o 4º título nacional em 5 anos, fazendo o pleno nos escalões onde participou. Depois de vencer em Infantis e Iniciadas pela Escola de Lamaçães, este conjunto venceria na época passada em juvenis para lhe somar o título Júnior esta época!
Após um ano competitivo muito longo e cheio de peripécias e dificuldades, as juniores bracarenses retém o título e voltam a fazer história para o clube minhoto. Para o registo ficam os nomes dos principais intervenientes em mais uma página grande do Voleibol bracarense: atletas: Marta Forbes, Xana Silva, Sara Barata, Isa Rodrigues, Vânia Lages, Sara Bernardo, Xana Rodrigues, Jacinta Barbosa, Marta Silva, Xana Machado, Kariny Silva, Catarina Serôdio, Raquel Costa, Andreia Ferreira e Teddy Lozeva; equipa técnica: Carlos Dias, Roberto Mateus, Nuno Maia e João Vieira, direcção: Maria do Céu Faria, Daniel Caridade e Guilhermina Rodrigues. 

Geração de ouro? Os responsáveis pelo Departamento preferem falar de gerações, neste jovem projecto desportivo conjunto entre Escola de Lamaçães e SC Braga! Depois dos 3 títulos da época passada, em iniciadas (Lamaçães), juvenis e juniores (SC Braga), este ano o Voleibol bracarense somou mais 2, em infantis pela mais nova formação federada de Lamaçães, a cargo da professora Guilhermina Rodrigues e de juniores, pela consagrada equipa do Braga. Qual o segredo? Muito trabalho, humildade e grande sacrifício de todos os intervenientes (atletas, técnicos, directores e encarregados de educação) e condições para o exercer...
O Braga orgulha-se das parcerias que tem vindo a desenvolver com vista à consolidação da sua base de trabalho, salientando para além do apoio incondicional da direcção do Clube, dos apoios essenciais dos seus patrocinadores, neste caso, o ISAVE, Primavera Software e Auto-Sueco, e as condições logísticas asseguradas pela Junta de Gualtar e Escola EB 2,3 de Gualtar, sem as quais nada disto seria possível.


Prof. Daniel Caridade
(Departamento de Voleibol do Sporting Clube de Braga)

Braga, 10 de Julho de 2006