Bruno Gama é o mais novo de sempre no Campeonato Português agora designado de "SuperLiga"

 

Jogo: Braga / Leiria, em 10 de Abril de 2004, aos 62 minutos, sai Castanheira e entra Bruno Gama (e assim o miúdo ficou na história do Futebol Português

 

O avançado do Braga tornou-se domingo o jogador mais novo de sempre a jogar na SuperLiga. Com a idade de 16 anos, quatro meses e 26 dias bateu por 109 dias o anterior detentor, Rui Pereira, que na época 1995/96, pelo Leiria, se estreou em Alvalade. O minuto 63 da partida entre o Leiria e o Braga vai ficar para a história do futebol português por ter sido batido mais um recorde de... juventude. Convocado por Jesualdo Ferreira face ao volume de ausências provocado por castigos e lesões - num total de cinco -, o avançado Bruno Gama, ao render o experiente médio Castanheira, tornou-se no mais jovem futebolista de sempre a estrear-se na divisão maior do futebol português. Nascido a 15 de Novembro de 1987, Bruno Gama fez a sua estreia com a idade de 16 anos, quatro meses e 26 dias, batendo um recorde que durava há quase dez anos e que pertencia a Rui Pereira, lançado por Vítor Manuel num jogo do Leiria em Alvalade. Nessa data, Rui Pereira contabilizava 16 anos e 256 dias, mais 109 que o jovem promissor do Braga, que já acumula internacionalizações nas camadas jovens. Por curiosidade, Rui Pereira joga actualmente no União da Serra, clube que milita nos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Leiria.
 

Internacional e excelente aluno


Bruno Gama, apesar da tenra idade, tem um percurso no futebol ascensional sendo, inclusive, o jogador mais novo a integrar a equipa de juniores do Braga, treinando-se desde o início da temporada regularmente com o plantel profissional. Aliás, a sua chegada à equipa principal até poderia ter acontecido mais cedo não fosse o facto de ter começado a treinar mais tarde do que os restantes companheiros, depois de ter gozado férias tardias por ter integrado a Selecção Nacional que disputou na Finlândia o Campeonato Mundial de Sub-17. Por continuar a estudar - frequenta o 11º ano na Escola C+S de Vila Verde - a comparência aos treinos da equipa profissional fica condicionada à tarde, período em que, regularmente, foi participando nos treinos, distinguindo-se também na escola, sendo considerado um excelente aluno. Depois de, em 30 de Dezembro de 2003, ter feito os primeiros 45 minutos pela equipa bracarense no jogo de inauguração do novo Estádio Municipal de Braga, frente ao Celta de Vigo, Bruno Gama atinge um lugar na elite da SuperLiga logo na primeira vez que foi convocado. Como curiosidade, diga-se que Bruno Gama é irmão de Gama, também ele antigo jogador do Braga e actualmente no plantel do Rio Ave.
 

Jornal "O Jogo"
11 de Abril de 2004