O Clube - | Direcção do Clube | Informações | Historial | Núcleos | Inscrição de Sócio | Preçário Cadeiras | Produtos Oficiais |

              | Histórias do Clube |


O Sporting Clube de Braga

Para se recordar a fundação do Sporting Clube de Braga, ter-se-á que recuar, necessariamente, até ao início da prática do futebol no nosso país. É que o clube está intimamente ligado ao interesse que despertou na juventude do princípio do século, uma nova modalidade oriunda de Inglaterra. Em Braga, "o bichinho" pelo futebol nasce ainda antes da Implantação da República.

Os seus tentáculos já tinham chegado a Lisboa e no Porto, muito por culpa dos irmãos Pinto Bastos que trouxeram as regras de Inglaterra, já se começava a organizar os primeiros clubes e competições. Na cidade invicta, estavam já formados o Futebol Clube do Porto, o Leixões e o Boavista e em breve apareceria, na Roma Portuguesa, o Braga Foot-Ball Club.

Este reunia o interesse dos muitos jovens que rumavam diariamente a S. Vítor, onde junto da Rua Nova de Santa Cruz se começava a desenhar o primeiro campo da cidade - as GOLADAS.

Na época e segundo informações reunidas com alguns dos antigos adeptos do futebol, tudo passava pelo enorme entusiasmo e habilidade de dois jovens de Celeirós, os irmãos Azevedo que conseguiam arrastar muitos praticantes.

Com a Grande Guerra, o interesse pelo futebol decaiu mas passado este período negro da História da Humanidade logo ressurgiu um clube oriundo da rua da Boavista - o Liberdade Foot-Ball Club e também o Braga Sport Club criado pela Associação dos Empregados do Comércio e o Estrela Foot-Ball Club representando os funcionários das Artes Gráficas. Os jogos disputavam-se no Pópulo e era já grande o entusiasmo das pessoas pelo futebol.

Em finais de 1919, princípios de 1921 foi pensado e organizado um clube que se viria a chamar o Sporting Clube de Braga. Foi fundado por um grupo de jovens, na sua maioria estudantes, donde se destacaram Celestino Lobo, Carlos José de Morais, os irmãos Carvalho, Eurico Sameiro, Costinha, João Gomes, ( que viria a ser o primeiro presidente) e ainda Joaquim de Oliveira Costa.
O S. C. de Braga, inicialmente, não teve as cores que tem hoje.

Foram escolhidas para as suas camisolas as cores verde e branca ( mais tarde, por influência de José Szabo, antigo treinador do clube, foi sugerido um equipamento à semelhança do Arsenal de Londres, o que se mantém até hoje).
Foi assim que o grupo se apresentou no campo do antigo Colégio de Espírito Santo para o seu 1º jogo de grande categoria com a Algés e Dafundo. Pode afirmar-se que começou aí uma vida nova para o futebol da região bracarense. Pouco depois, em 19 de Janeiro de 1921, surgem os primeiros estatutos, daí que se tenha escolhido esta data como a do verdadeiro nascimento.